17 de maio de 2011

Publicidade é uma ciência

A publicidade é algo que está por todas as partes. A publicidade dita moda, novos jargões, meche com a mente das pessoas. A frase, “não é assim uma Brastemp”, o garoto da Bombril, propaganda das Havaianas, a música “pipoca e guaraná”, tudo isso fica guardado na memória do consumidor. Não é preciso ser um publicitário para lembrar essas grandes campanhas que ficam na história justamente por fazer parte do universo de todo o ser humano. Essa é a magia da publicidade.

Saber o lugar certo e na hora certa de colocar uma peça publicitária em um determinado lugar é um ponto muito importante e de estudos. Muitas pessoas não sabem que os publicitários mechem com a mente do ser humano. Não existe nenhuma lavagem cerebral ou algo místico nisso. Os estudos revelam que a mente do ser humano trabalha de maneira específica e a publicidade deve usar isso a seu favor.

Todas as pessoas possuem uma memória seletiva, elas não vão absorver qualquer coisa por ai. Ela só vai absorver aquilo que a interesse. Por isso que cada cor, cada letra, cada palavra é estudada para que o anúncio chame a atenção do consumidor e passe por sua memória seletiva. Mas isso não é tão fácil assim, depois de passar pela memória seletiva, o cérebro possui dois “arquivos”, a memória de curta duração e a memória de longa duração.

A memória de curta duração só absorve 30 segundos de informações. Isso não lembra nada?! Exatamente o tempo dos comerciais de TV. Os 30 segundos têm um objetivo para serem 30 segundos. A memória de curta duração absorve em média de 5 a 9 palavras, e é por isso que o outdoor não está cheio de conteúdo, se não nada seria guardado na mente do consumidor. A memória de longa duração vem com o tempo, o reforço dos anúncios, faz com que as pessoas o arquivem em suas mentes. Por isso é usado várias mídias para promover uma só campanha, usam rádio, TV, revista, outdoor, internet, mídias alternativas etc.

O objetivo do publicitário e fazer com que suas peças enfrentem as barreiras da memória seletiva de cada pessoa, e por isso ela usa ganchos que fixem atenção do consumidor. O Humor, o horror, o sexo, o emocional e o amor, todos esses sentimentos fazem com que as pessoas parem para ver e assim são seduzidas pela propaganda.

A publicidade também é uma ciência, nenhum anuncio é feito por acaso ou porque alguém achou o ritmo do Jingle bonitinho. Para que peças como “pipoca e guaraná” fiquem famosas e façam parte da história da publicidade brasileira é preciso muito estudo e planejamento.

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